A ORIGEM DO XADREZ
Bruno /// Dezembro 04, 2018
O xadrez é um dos jogos mais complexos que o Homem já criou. Para realçar a sua complexidade é costume dizer que o número de combinações possíveis de movimentos em xadrez, supera o número de estrelas no universo.
Apesar de ser um jogo fácil de aprender a jogar de forma básica, só um grupo muito pequeno de pessoas o consegue dominar com elevada mestria e mesmo assim só após muita prática. Esta complexidade faz-nos ficar com curiosidade sobre a sua origem, já que é evidente estar muito acima de outros jogos de tabuleiro e de todos os entretenimentos que apareceram em toda a história da humanidade.
A origem do xadrez não é muito clara. Alguns historiadores afirmam que o jogo teria sido criado 3000 mil anos antes da era Cristã. Essa teoria vem de um documento sobre a pintura mural da câmara mortuária de Mera, em Sakarah, no Egito, que aparentemente mostra duas pessoas jogando xadrez. No entanto, a teoria mais aceita nos dias de hoje diz que o xadrez foi criado na Índia, por volta do século VI d.C. O jogo era conhecido como “Chaturanga” e se espalhou para a China e a Pérsia graças aos comerciantes.
Entre 242 e 651 d.C, durante a dinastia Sassanid, um livro chamado “Chatrang namakwor”, ou Manual de Xadrez, foi escrito. Antigos manuscritos de xadrez, denominados Mansubas, surgiram em Bagdá, durante a Idade de Ouro Árabe. No início do século IX o califa de Bagdá Haroun-al-Rachid deu a Carlos Magno um jogo de xadrez em mármore.
No século IX, o xadrez foi introduzido na Europa, tornando-se popular em todo o continente. As regras e os movimentos das peças do xadrez foram determinadas no século XV, garantindo ao jogo o status de passatempo favorito da sociedade aristocrática europeia na Idade Média.
Bruno Jacomini
Bruno Jacomini é arbitro e professor de Xadrez desde 2007 e é especialista em Coaching desde 2013. Atua exclusivamente com projetos nessas duas áreas.
SOB MEDIDA PARA SUA EMPRESA!
Levar as Estratégias do Xadrez para a sua Empresa resultará em uma equipe mais colaborativa e engajada.
ENSINO DO XADREZ
- Rapidez e Profundidade de Raciocínio
- Aumento de Criatividade